Nossa História

Fundado em 1952, o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais – SINDCOM, teve sempre em seus registros personagens icônicos da cultura nacional como Grande Otelo, Tom Jobim, Chico Anísio, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Raimundo Fagner, Fabio Junior, João do Vale e tantos outros. Como fonte de recursos para a sua sobrevivência o SINDCOM sempre contou somente com as taxas de filiação e contribuição sindical dos associados e doações.

Na última década, a partir de 2014, a sede do sindicato, um prédio de 3 andares situado na Lapa, reduto cultural da cidade, passou por uma transformação. O espaço, antes subaproveitado, deu lugar a um centro cultural graças ao trabalho realizado pela atual diretoria, com a ajuda de amigos e artistas que se empenharam nessa transformação com o intuito de suprir a necessidade de inclusão de novos compositores no cenário e de se ser um espaço colaborativo com múltiplas intervenções artísticas e culturais. Um mutirão foi organizado e, com ajuda de mais pessoas que poderíamos citar, transformamos um espaço que antes vazio, em um polo multicultural que respira criatividade e colaboração em rede.

Ao longo desses 9 anos passaram pelo SINDCOM, mais de 8000 artistas e profissionais de diversas áreas, entre elas teatro, cinema, poesia, educação, literatura, sustentabilidade, fotografia, blocos carnavalescos dentre outros, eventos, aulas e oficinas musicais e culturais. Aproximadamente 400 apresentações musicais aconteceram, muitas com transmissão ao vivo pela web, sendo estimada uma plateia de mais 40 mil pessoas do Brasil e do exterior assistindo presencialmente ou pelas redes sociais do SINDCOM e Casa Com a Música.

O SINDCOM, situado no centro da cidade no bairro da LAPA, dispõe de um grande quintal com horta e árvores frutíferas cujo produto é dividido com a comunidade local. A música, para alguns, significa a mais sublime e evoluída forma de comunicação humana. e, obviamente, nós fazemos parte do grupo que defende essa premissa, sobretudo, porque somos compositores. Assim como aqueles que em 1952, inspirados pelos ventos republicanos que sopravam novas perspectivas para o desenvolvimento sociocultural do país, fundaram o Sindicato dos Compositores do Estado do Rio de Janeiro, hoje SINDCOM, Sindicato Nacional.

Diretoria atual período 2021 a 2025

PRESIDENTE: ANTONIO CARLOS DA SILVA